Já notou?

Osório recebe iluminação em LED

Lâmpadas que tinham vida útil de 28 mil horas foram trocadas pela nova tecnologia, que garante até 60 mil horas de atividade

Jô Folha -

A alguns metros do breu que tomou conta da praça Coronel Pedro Osório, a rua General Osório, centro de Pelotas, tem mostrado maior iluminação durante a noite.

A melhoria se deve à substituição de lâmpadas antigas por LEDs, que teve início este mês e deve ser finalizada até o término da próxima semana. Foram adquiridas 145 unidades para a via - 96 a partir da Gomes Carneiro até a avenida Bento Gonçalves e, a partir dela, 49 até a Dom Joaquim. A mudança integra o projeto da obra de pavimentação e requalificação da Osório, prevista para ser entregue no mês de março. 

A estrutura que sustentava a antiga iluminação foi mantida - somente as lâmpadas foram trocadas. Ainda assim, quatro suportes novos foram adquiridos para integrar o aperfeiçoamento. A alteração deve gerar economia nos cofres públicos, de acordo com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales. As luminárias retiradas tinham potência de 250 watts; as atuais retêm 163 watts, mas produzem uma maior luminosidade. “Por serem de outro material, a claridade consegue ser maior com o LED”, explica.

O benefício ocorre também na manutenção, já que o LED, diferentemente do vapor de sódio - iluminação ainda utilizada na maior parte do município - dificilmente causa algum problema de funcionamento, de acordo com o engenheiro eletricista da Seplag, André Sedres. A durabilidade do novo material é de até 60 mil horas, enquanto o antigo atingia uma vida útil de 28 mil horas.

Proprietária de um estabelecimento na Osório há cinco anos, Mariana Souza considera a mudança positiva para o seu estabelecimento, já que as pessoas terão maior tranquilidade em circular pela rua. Seu sócio disse ter ficado espantado com a nova visibilidade do local logo no primeiro dia da nova instalação.

Em outras regiões
Um dos primeiros pontos da cidade a receber a iluminação de LED em via pública foi a avenida Saturnino de Brito, entre as também avenidas Brasil e Viscondessa da Graça. bairro Simões Lopes, Zona Oeste da cidade. O projeto que define a revitalização do Calçadão da Andrade Neves também prevê a modernidade luminosa na reforma.

Algumas obras já em atividade contemplam a instalação do novo sistema, como a rua Marechal Deodoro, desde a avenida Dom Joaquim até a rua Gomes Carneiro. A Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Barão de Butuí, além de receber as novas lâmpadas, será marcada por ter a primeira ciclofaixa iluminada da cidade.

Este tipo de iluminação também é desejado em localidades afastadas do Centro. Caroline Teixeira, 29, é monitora de uma escola na vila Bom Jesus. Ela elogia a claridade da Osório, rua em que tem de esperar ônibus à noite, mas defende que a iniciativa também deveria ser implementada em outros bairros. “Vários alunos acabam desistindo de estudar por conta da falta de segurança, que poderia ser um pouco melhor se a iluminação fosse boa”, acredita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sentado, à espera de um registro Anterior

Sentado, à espera de um registro

Oscar 2017 é marcado por gafe histórica e críticas a Trump Próximo

Oscar 2017 é marcado por gafe histórica e críticas a Trump

Deixe seu comentário